quarta-feira, 5 de abril de 2017

[LDMForever-10anosdepois#2] Um novo Universo - Como David Hart se conecta a Retnuh



Como já foi dito incontáveis vezes, o universo presente em As Aventuras de Retnuh é uma versão diferente daquele que foi apresentado em LDM Forever. Considere como um reboot.

Mas, é claro que eu não jogaria fora tudo o que foi criado na versão anterior (ainda mais considerando o quanto tempo eu passei ampliando o universo - em minha cabeça). Por isso, existem vários elementos que ligam ambas as versões, sejam eles alguns planetas, espécies, até personagens. Para esta postagem, eu gostaria de sentar e apontar quais são os elementos de LDM Forever que ainda são relevantes perante o novo universo.

Como eu ressaltei anteriormente, esta publicação pode acabar sendo um tanto expositiva, portanto, peço desculpas adiantado. Comecemos...

1. Planetas
Apesar de os eventos de LDM Forever serem irrelevantes para o que acontece em As Aventuras de Retnuh, os dois mundos contam com os mesmos planetas, organizações e eventos históricos anteriores (os quais serão abordados na hora certa).

Em termos de planetas, no entanto, seria difícil fazer essa relação logo de cara, já que LDM Forever apresentou apenas dois planetas, quando o mundo de Retnuh já mostrou vários, três deles sendo explorados com mais detalhes. O único planeta que ambas as histórias parecem ter em comum é Snow-cut, mas, não é este o caso, já que alguns mundos foram, ao menos, referenciados durante o curso de LDM Forever. Analisaremos isso com calma aqui.

- SNOW-CUT -

Primeiramente, vamos falar do mais observado dos planetas: Snow-cut. Para quem acompanha, deve se lembrar de como o planeta foi importante para a trama de Feliz, uma das histórias do Retnuh.
Se você já leu Feliz, deve lembrar que o planeta é uma grande bola de neve, amaldiçoada por um inverno eterno e condições de vida impossíveis na superfície. Por conta disso, a população geralmente fica em residências no subterrâneo (ou utilizam equipamento protetor a quase todo instante do lado de fora).

Em LDM Forever, o planeta já possuía uma superfície congelante, além de bases subterrâneas (no papel, isso nunca foi explorado no blog em si), mas, ele também contava com grandes construções do lado de fora, além de a superfície ser muito mais habitável do que a versão que surgiu anos depois. Os personagens eram capazes de passar muito tempo na superfície, mais incomodados do que correndo perigo real. Vale lembrar, inclusive, que toda a batalha final ocorreria na superfície do planeta, onde os personagens não teriam nenhum equipamento especial para sobreviver às condições extremas.
A primeira referência a Snow-cut ocorreu no episódio 28 da segunda temporada de LDM Forever, embora sua primeira aparição tenha sido apenas no episódio 29, quando quatro personagens (ainda mal apresentados) iniciaram um breve conflito.
Segue o trecho em que o planeta é introduzido:

Recriação da cena de batalha brevemente apresentada no episódio 29 de LDM Forever.

"[...]
~Base K-A-C, Snow-cut~
Os três Y's esperavam alguém... Ext já estava sem paciência quando alguém entra pela porta... Os passos são ouvidos, vagarosamente.... O garoto, na faixa de dezesseis a desoito anos, percebe os três que o esperavam, e pergunta:
--- Quem são vocês?!
--- Esperávamos você... - respondeu o de azul, Inn.
--- Queremos que você venha com a gente... - disse Ext...
--- Acho que terei de arrancar a resposta de vocês! - disse o garoto, tirando o enorme casaco...
--- Você é Yuki, certo? - perguntou o Aliado.
--- E se eu for? - perguntou Yuki...
Os Y's ficam observando Yuki, quando este meche as mãos. Inn percebe que um pouco de neve aparece, quando Yuki meche suas próprias mãos... Este faz um sinal, e uma grande nevasca ataca o trio de Y's. Ext se levanta, e revela um canhão de pistola, dentro de sua mão. Inn manda que ele atire, e este obedece. Os tiros ecoam pela sala, escura devido às janelas e portas fechadas...

[...]"
Snow-cut serviria como fundo mais duas vezes, uma no episódio 30, com o desfecho do trecho apresentado acima, e outra no episódio 32, que seria quando Hunt se aliaria a Chris Baxter para lidar com um Xenova.

O que chama atenção nesses casos é a referência a uma "Base K-A-C". Não me recordo se ela seria altamente importante para o que viria depois ou não (as chances são pequenas, visto a falta de interesse que eu parecia ter em descrever planos de fundo), mas, existe um ponto nela que é essencial para este momento, e é a sua localização. Como pode ser observado na imagem adicionada acima (recente, mas, que mostra como eu visualizei a dita base há tantos anos), a Base K-A-C se encontrava na superfície de Snow-cut, indo contra a preferência subterrânea do que foi visto em Feliz (vale ressaltar, apenas o espaçoporto de Snow-cut foi mostrado na superfície).

Não bastasse isso, me lembro bem que, no universo de LDM Forever, Snow-cut era um planeta predominantemente industrial, o que me leva a apontar para a base K-A-C mais uma vez: um lugar que mais parecia uma usina ou fábrica do que um lugar onde as pessoas pudessem morar de fato.

Finalmente, eu gostaria de discutir quanto ao transporte em Snow-cut.
Em Feliz, foi mostrado que, além das entradas via superfície, as pessoas costumam se locomover pelo subterrâneo (como foi visto quando Retnuh e seu pai partiram em busca de emprego). Na Snow-cut passada, no entanto, o principal método de transporte era um trem, que ia pela superfície. Mais uma vez, chamo atenção para um trecho da série, desta vez, vindo do episódio 32.

Recriação da cena de combate do episódio 32 de LDM Forever. Esta foi a última cena do time CHB.
"[...]
~Snow-cut~
O trem está vindo do aeroporto. O time CHB está a caminho da base K-A-C, onde seu cliente os espera. No topo do trem, um homem incapuzado [sic] está pensativo:
---Não acredito que me obrigaram a vir até aqui...
De repente, cai um Xenova ao seu lado. Os dois começam a lutar. O teto do trem, por não ser muito resistente, acaba caindo, obrigando os dois oponentes a terem sua luta no trem, mesmo...
O time CHB assiste a cena. Hunt se levanta e vai ajudar o homem misterioso. O encapuzado diz:
--- Você luta bem. Quem é você?
--- Eu sou Hunt. E você é?
--- Me chamo Baxter. Chris Baxter.
Hunt se impressiona e volta a lutar.
[...]"
Chamo atenção não só para o trem, como para o fato de o teto do mesmo "cair", ou, melhor dizendo, abrir, deixando quem está no trem completamente exposto à temperatura congelante do planeta, piorada ainda mais pela velocidade na qual o trem se locomove. Mais uma vez, há o contraste com o mundo muito mais frio apresentado em Feliz.
Acredito que, após a luta com o tal Xenova, o grupo CHB, junto de Chris Baxter, chegariam ao seu destino sãos e salvos, também, indicando a eficácia que um trem teria em um planeta amaldiçoado com um inverno eterno (de novo, algo que não cabe na nova versão do planeta).

- JURÁSS -
O planeta habitado pelos jurassianos, explorado turisticamente em Retnuh e o Dinossauro, não teve uma aparição direta em LDM Forever, mas, ele foi referenciado de forma breve e indireta.
A referência em questão ocorreu no episódio 16 da primeira temporada, quando o vilão, Methforce-black, encontra o time LDM pela primeira vez. Logo abaixo, estão as duas falas dele que levam a essa referência.
"[...] --- Você deve ser... David Hart, o escolhido da tribo Jurássica... - disse Mb. [...]"
"[...] --- Matt Hart... o escolhido da tribo dos Rerths... Eu estou aqui por um único motivo... A cada dez mil anos, um monstro, chamado Xenova, aparece e destrói tudo para que possa conquistar o que destruiu! Sem falar do poder sem limites, é claro! - respondeu o Xenova*. [...]"

Como foi estabelecido relativamente cedo na trama, e explicado em detalhes há algum tempo, o time LDM foi escolhido por tribos "jurássicas", em referência à natureza meio humana meio dinossauro que essas tribos tinham. A Dino-armadura, os dinossaurídeos, até mesmo o nome dado às armas: "armas jurássicas", referenciam esse fato.

Recriação de uma das várias profecias dos jurassianos, à época de LDM Forever. Na tela, o antecessor de David Hart é descoberto pela "tribo Jurássica".
Não acho que seja necessário apontar mais evidências: as armas do trio haviam sido criadas pelos habitantes de Juráss, por seja lá qual o motivo que era mais conveniente.
Esboço de como seria um jurassiano apresentado na época. A maioria tinha aparência guerreira (para não dizer todos), usavam armadura e tinham armas ridiculamente grandes. O exemplar acima seria da tal "tribo Jurássica", que se especializava em espadas.
Peço desculpas quanto à qualidade inacabada da imagem... Infelizmente, não fui capaz de pegar o feel exato de como eles eram anteriormente... Seja como for, ainda acredito que é uma imagem que analisa bem o que foi imaginado antes.

Nisso, você deve se perguntar por que nunca houve algum momento em que se explorasse o mundo deles, já que eles parecem ser tão importantes, não é mesmo? A razão é simples: eu não achava importante... Isso e, honestamente, a cultura jurassiana só foi algo com o que me preocupei em montar em preparação para Retnuh e o Dinossauro, e ainda estou trabalhando nela. O que havia antes era algo muito estereotipado dessas histórias de heróis escolhidos: grandes reinos com um rei, papo de profecia, e tudo mais... Tenho a vontade de tirar um momento para analisar cada uma das culturas de cada lugar especial da galáxia de Gência (obviamente tendo como referência As Aventuras de Retnuh), mas, um projeto de cada vez...

A única referência deixada em LDM Forever foram as próprias Dino-armaduras, que usavam o mesmo tipo corporal, de vez em quando até as mesmas cores, das tribos jurassianas. De vez em quando...

- PÁZI -
O planeta onde ocorrem os eventos de LDM Forever se chamava "Paz", estilizado para Pázi (quase o termo italiano para "louco") nos dias atuais.

Apesar de o planeta ainda não ter feito uma aparição oficial em As Aventuras de Retnuh, ele também faz parte da lista de planetas mantida. A única diferença é que haverá mais foco na vida das cidades do que nas imensas florestas que as cercam, o oposto do que foi apresentado em LDM Forever, onde os personagens passavam mais tempo pelas áreas verdes do que pela região urbana.
Apesar de querer detalhar mais agora, acredito que devemos esperar mais um pouco antes de finalmente falarmos disso.

- BORT -
Finalmente, eis o planeta Bort, que é onde os eventos principais de As Aventuras de Retnuh acontecem. O planeta não teve aparição na versão de blog de LDM Forever, mas, ele teria lá sua importância nas sequências, já que seria a principal base de operações do time CHB, que inauguraria uma empresa de eletrônicos, depois que o negócio de detetive fosse desprovido de lucro e interesse.

A principal mudança de lá para cá foi só o fato de que pessoas começaram a morar no planeta, e que ele começou a ser melhor explorado como uma cidade de fato, cheia de negócios, residências, parques, e tudo mais. Ou seja, uma evolução.

2. Organizações
Draine, Monstarium, Doomsforce, Quinteto Metal, Light's Force, Dark's Force, os X's e os Y's.

Esses foram os grupos detalhados na coluna "Clãs e Organizações", em minha tentativa de mostrar o quão grande o mundo ainda chegaria a ser (e que acabou não sendo). De todos esses grupos, pouquíssimos sobreviveram à "transição" de um mundo para outro. Além disso, muitos dos "sobreviventes" ainda não foram introduzidos em As Aventuras de Retnuh.
Por isso, falar sobre eles agora seria um esforço desnecessário e irrelevante. Então, falaremos de um grupo que já foi introduzido, e que se mostrou bem presente em O Homem de Fogo.

- POLÍCIA X -
Compreendo que já tratamos das origens da Polícia X (que é uma história que eu pretendo contar no futuro). Por isso, falemos de como a organização está em As Aventuras de Retnuh.
Não há muito o que mudou, honestamente, em termos de estrutura. Os policiais "X" ainda coexistem com a polícia regular, embora o que os diferencie dos demais é seu traje de combate branco, cujo visual geral é adaptável para cada tipo de espécie que foi introduzida quando Retnuh chegou a Bort pela primeira vez.
Alguns casos podem ser vistos em O Homem de Fogo, que é quando a Polícia X tem um papel relativamente importante.




Os dois quadros acima mostram a presença da Polícia X (equipada com armaduras especiais, semelhantes às vistas aqui) em O Homem de Fogo. Além das referências visuais, eles são mencionados diversas vezes no percorrer da história.


3. Espécies
Durante o percurso de LDM Forever, apenas duas espécies foram introduzidas de facto, sendo uma delas a que todo mundo espera de qualquer história: a raça humana (aqui segregada em "mulheres" e "homens", devido à amplitude do termo "humano").
A outra raça já apareceu diversas vezes no mundo de Retnuh, embora só tenha tido um único exemplar em LDM Forever. Se você se pergunta qual é o caso, é a que nós iremos tratar logo abaixo.

- PRIJETOS -
No episódio 28 da segunda temporada de LDM Forever, um personagem introduzido é o ciborgue Ext, membro da organização conhecida como os "Y's". Em todo o processo da história, ele era o único personagem a representar a espécie que seria chamada eventualmente de "Prijeto", a mesma que aparece com frequência nas histórias do Retnuh. Alguns exemplos estão adicionados abaixo:

A busca pelo bolo

O Homem de Fogo

Retnuh e o Dinossauro; prijeto fêmea ao lado de um cameo de Luke Hart.

Retnuh e o Dinossauro

O Gato Borralheiro - Uma história com o Nex

Vale mencionar, no entanto, que Ext não foi o primeiro prijeto a ser criado; na época de LDM Forever, parte considerável da Polícia X era composta de prijetos, e até mesmo Dark Detros tinha como se transformar em um prijeto (sendo a essa a forma que o introduziu oficialmente).

- JURASSIANOS -

A outra raça que já apareceu bastante no mundo de Retnuh são os Jurassianos, meio-humanos, meio-dinossauros, tão presentes em Retnuh e o Dinossauro, e com até papéis de destaque na Busca pelo Bolo e em O Gato Borralheiro - Uma história com o Nex. Como já falamos um pouco sobre como anda a sociedade deles em termos de produção, achei justo compartilhar abaixo alguns dos exemplares que foram vistos até então no novo universo.

Tricera Taurus, o vilão de A Busca pelo Bolo

Retnuh e o Dinossauro

Retnuh e o Dinossauro

Retnuh e o Dinossauro

Tricera Taurus como o Rei de O Gato Borralheiro - Uma história com o Nex


O mundo de LDM Forever também contava com os Gardurs, a espécie corpulenta de quatro braços. No entanto, eles nunca foram apresentados pelo blog, e só tiveram um exemplar nas sequências. Por isso, não farei mais menções a eles neste artigo.

4. Personagens
Se você acompanha As Aventuras de Retnuh com frequência, deve ter notado que alguns personagens de LDM Forever já deram as caras, mesmo que em versões diferentes, no mundo de Retnuh; e, não, não estou falando apenas de cameos.
Lyla e David já apareceram como personagens secundários, além, é claro, das aparições especiais de Dhorothy, e dos cameos de Luke e Matt.

A primeira aparição de Lyla em As Aventuras de Retnuh; a cena teve até um pequeno cameo do Spid.
Mas, fora esses personagens, quem já deu as caras no novo universo que não fazia parte do grupo de personagens principais? Nosso primeiro exemplar é ninguém menos do que Mustino, cuja carreira de presidente global foi deixada de lado em favor de um cargo mais realista (e mais próximo das pessoas) de senador. Como foi dito em O Homem de Fogo, que é onde o personagem faz a sua primeira aparição no novo universo, ele é um "senador de outro planeta", uma referência a Pázi, o que não o impede de auxiliar os políticos de outros planetas e a população que eles representam. É meio complicado de explicar, eu admito...

Mustino, em sua primeira aparição n'As Aventuras de Retnuh. O Homem de Fogo.
Após Mustino, foi a vez de Tirano ter um papel muito importante em Retnuh e o Dinossauro, sendo ele um dos pontos principais da trama. Obviamente, ele está muito diferente de sua versão original (que tinha vermelho e cinza como cores principais, e ainda falava), estando mais para um animal que entende palavras do que qualquer outra coisa. Uma mudança feliz, em minha opinião.

Tirano e Retnuh ao final de Retnuh e o Dinossauro. O dinossauro foi redesenhado para que pudesse mais parecer com um predador, seguindo as descobertas sobre dinossauros feitas nos anos que seguiram: daí a presença de penas (sim, essas cores todas são de penas) e as cores para se camuflar em uma área verde.

Desde então, não houve participações tão grandes de personagens "menores", digamos assim. O foco esteve bem maior nos protagonistas d'As Aventuras de Retnuh. No entanto, isso não significa que os personagens antigos não tiveram seus momentos de brilho nas novas histórias. Na verdade, venho colocando pequenas dicas de como alguns deles estão, o que estão fazendo, e como se relacionam!
No entanto, deixarei isso para a nossa próxima postagem:

"Quem eles eram? Onde estão agora? - Uma explicação detalhada de como os heróis de LDM Forever vivem em seu novo mundo"

Nela, exploraremos melhor quem eram os personagens principais de LDM Forever (os membros dos times, no caso), como eles se encaixam no novo mundo e, mais ainda, darei explicações importantíssimas que irão explicar quem ainda existe, e quem foi deixado de lado (junto com sua respectiva justificativa, é claro).
Muitíssimo obrigado por sua paciência, e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário