quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O Gato Borralheiro: Uma História com o Nex - Informações

Olá a todos os leitores! Como está indo o feriado de vocês?

Hoje é um dia bem especial, já que, há exatamente um ano, foi publicada a primeira tirinha d'As Aventuras de Retnuh, a mesma série que vem povoando este blog e sua página adjacente desde então.
Para comemorar essa pequena conquista de ter mantido uma série rodando de maneira relativamente consistente por um ano, eu decidi que uma pequena celebração cairia muitíssimo bem. Mas, como fazer isso? O que poderia ser bom e divertido o suficiente para marcar esta ocasião??

Que tal afastar seu personagem principal e colocar outra pessoa no holofote pra variar?

Foi mais ou menos com esse raciocínio que surgiu a ideia para o novo projeto aqui do Epicamente Chato. Qual o nome dessa empreitada, você pergunta? Fico feliz que tenha perguntando.

Hoje, estou anunciando oficialmente O Gato Borralheiro: Uma história com o Nex, uma trama cheia de amor, aventura e... Bom, na verdade, foi só isso que o orçamento permitiu. 

A partir do título, além da minha última postagem, vocês, leitores, já devem ter uma noção do que se trata dessa vez. 
Se quiser saber mais sobre essa nova empreitada, por favor, leia o resto da postagem, que está disponível depois da quebra.


1. "O Gato Borralheiro"? 
Antes de mais nada, é MUITO importante dizer (complementando aquilo que expliquei na postagem passada) que o que tenho para apresentar aqui não é um trabalho sério: trata-se de uma pequena paródia à maravilhosa versão de Charles Perrault de uma das histórias mais famosas e amadas que já foram contadas.

E, sim, eu compreendo que a ideia de satirizar contos de fada é algo que caiu na saturação ainda na década passada. No entanto, acredito que sempre faltou alguma coisa nessa ideia de "deu a louca nos contos de fada": foco, eu diria. Sempre ocorriam grandes paródias a diversas histórias de uma vez, mas era sempre algo breve, feito mais para cutucar diferentes contos do que para observar pontos chave e questioná-los de alguma forma.

Não vou bancar o grande ambicioso e dizer que O Gato Borralheiro: Uma história com o Nex será a grande sátira que jamais foi ou será de novo. No entanto, acredito que essa nova trama irá colocar alguns pontos dos contos de fada em cheque, e analisar tudo com uma perspectiva relativamente diferente. De quem é essa perspectiva, você pergunta? Ora, já diz tudo no título!

2. Então, o Nex será o narrador?
Melhor do que isso! Nessa nova versão da fantástica história de Cinderela, eu fiz questão de arranjar tudo de forma que os vários personagens apresentados durante o percurso d'As Aventuras de Retnuh pudessem tomar seus respectivos lugares. Para este fim, decidi não me manter preso aos gêneros de cada personagem, e dei uma maquiada geral. 

Isso tudo foi uma forma relativamente bonita (embora nem tanto) de dizer que Nex, o amável/realista/meio-que-nem-tanto-sarcástico amigo do Retnuh, não será o narrador e, sim, o personagem principal! 

Como vocês irão perceber, Nex será a nossa Cinderela, com um nome que me fez rir muito mais do que deveria, e de uma forma que fará a história um pouco mais fresca e divertida.

3. Isso é legal e tudo, mas... Como isso afeta a canonicidade da história?
Creio ser importante ressaltar que essa nova história não fará parte do cânon geral d'As Aventuras de Retnuh (que, além das primeiras tiras e da Busca pelo Bolo, inclui também O Homem de Fogo e Retnuh e o Dinossauro). 

O Gato Borralheiro: Uma história com o Nex será uma história one-off, isto é, sem relação com o que foi mostrado até agora, e sem relação direta com o que vai aparecer depois. 
Veja mais como uma pequena pausa das loucuras que o Retnuh, a Míria, a Sakura e o Nex têm de lidar no dia a dia. 

Além disso, nada temam, a história principal d'As Aventuras de Retnuh irá prosseguir normalmente depois que essa nova história for concluída.

4. Estilo de desenho
Como esta história foi feita para celebrar o primeiro "aniversário" dessa nova série do Retnuh, acreditei que, para esta única vez, voltar ao estilo apresentado nas primeiras tiras seria uma homenagem interessante.
No entanto, eu, obviamente, não iria voltar tudo sem estabelecer algumas mudanças aqui e ali. Por exemplo, agora, os personagens terão braços e roupas mais apropriadas e propriamente montadas! Yay, progresso!
Ao mesmo tempo, venho dando bem mais atenção aos planos de fundo, dando uma melhor localização geográfica dos personagens e criando cenários muitíssimo mais interessantes do que os vãos com cores flutuantes tão presentes nas primeiras tiras.

Você poderá conferir as imagens conceituais dos personagens da história no próximo tópico. Para os possíveis leitores de longa data: vocês poderão até rever umas antigas caras aí!

Aviso àqueles que, por algum motivo ou outro, não sabem nem do que se trata a história da Cinderela: spoilers!!!!!


5. Artes conceituais







Será que O Gato Borralheiro: Uma história com o Nex chegará ainda em Outubro? Quem sabe, a Fada Madrinha possa nos dar uma ajuda, não é mesmo?

Muitíssimo obrigado por ter acompanhado até agora, e que você tenha um feriado, e um resto de semana, absolutamente fantástico.

2 comentários:

  1. Realmente as histórias haviam tentado sair do habitual dos clássicos, tentando refazer as histórias sem seus clichês, mas aconteceu o contrário: Elas se tornaram clichês. Mas isso não quer dizer que não possam haver boas adaptações. De todo o modo, espero bastante dessa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da mesma forma, espero que você goste da história quando ela sair!! :D

      Excluir