segunda-feira, 13 de junho de 2016

As aventuras de Retnuh - Novo cronograma (+ novos detalhes)

Oi pessoal! Espero que vocês estejam tendo um período fantástico! Como vocês devem lembrar, anunciei na última postagem que não haveria As Aventuras de Retnuh nesta semana.
Ao invés disso, apresentarei aqui como o cronograma das tirinhas vai funcionar daqui pra frente, como serão as novas histórias, e apontarei algumas mudanças importantes.

Com tudo isso em mente, vamos prosseguir!!

1. Estruturas
Uma das coisas que notei nessas tirinhas semanais era de como elas, por vezes, se sentiam desconexas, ou relativamente apressadas (tomando em consideração que as histórias, se lidas todas de uma vez, aconteciam muito depressa, sem uma passagem clara de tempo). Não só isso, como, curiosamente, o processo de entregar as histórias semanalmente fazia com que a entrega das tramas fosse muito arrastada, deixando uma história potencialmente simples e rápida demorada por conta do prazo de entrega.

Foi com tudo isso em mente que parei para analisar como poderia melhorar a situação, e acho que encontrei uma boa saída.
O método que tenho em mente é simples: enviar a história de uma vez só, ou, dividindo em poucas partes, semelhante ao que você encontra nas HQ's dos personagens da Disney ou da Turma da Mônica (para citar os exemplos mais famosos).

Óbvio que, para chegar a isso, terei de mudar um pouco os prazos...


2. Cronograma
O primeiro ponto que estarei alterando é em relação às datas de lançamento. Como vocês devem se lembrar, cada nova tirinha era postada semanalmente, com algumas até tendo mais de uma série de tiras por vez.
No entanto, o novo formato d'As Aventuras de Retnuh requer mais tempo para que possa ser feito direito. Portanto, sentei, tracei os prazos de acordo com o que era necessário levar em consideração, e tenho algumas datas precisas para mostrar (somadas com datas mais vagas).

História nova #1- 27/06 e 04/07
Historia nova #2 - 18/07 e 25/07
História nova #3 - 29/08
História Especial - ??/09
História nova #4 - ??/10




Obviamente, elas já tem títulos, e todos os planos para essas cinco histórias disponibilizadas a seguir já estão feitos. No entanto, não irei revelar nada no momento porque eu gosto de bancar o misterioso (isso e, bom, não ia ter graça dizer agora); o que vou deixar de dica são só essas cores em cada uma delas.

Então, duas coisas bem óbvias, bem rápido!

  • Primeiro, as duas primeiras histórias do cronograma, como vocês devem ter observado, estão com duas datas cada. Isso é porque elas serão divididas em duas partes cada, que, se der tudo certo, serão postadas nas respectivas datas. Se der tudo certo, também, a terceira história nova vai ser mandada toda de uma vez.
  • Segundo, tem cinco histórias preparadas, mas, isso não significa que todas as histórias serão feitas exclusivamente por mim. Na verdade, como várias outras produções, estarei aberto a feedback, tanto em formato de história, como em quais situações os personagens vão se meter. No entanto, só poderei iniciar produção com suas opiniões depois de Outubro, portanto, peço para que isso seja levado em consideração (e já agradeço as opiniões sinceras e amáveis que vocês deverão, ou já devem, ter preparadas).

3. O estilo artístico
Admito que precisei de algum tempo para refletir sobre esse assunto, e o período que passei ausente, devido à busca pelas ferramentas novas, me ajudou a decidir que, por mais que o formato pequeno e caricato dos personagens humanos d'As Aventuras de Retnuh seja legal de fazer e de trabalhar, acredito que já está na hora de uma mudança visual. Dessa forma, será possível não só criar uma gama nova de expressões corporais e faciais (algumas das quais eram impossíveis de se fazer de maneira convincente com a forma atual), como também permitirá que meu traço ganhe alguma evolução com o passar das tentativas. A prática leva à perfeição, como dizem, então, não custa tentar.

Venho brincando com um novo estilo há algum tempo, e até deixei uma coisa "escapar" recentemente no Twitter. Então, fico feliz em, finalmente, poder liberar isso aqui para todos vocês que acompanham a tirinha.
Deem olá para o novo Retnuh!




Estou estudando a ideia de usar um outro formato de imagens, talvez um que dê acesso a transparência, também. O Retnuh passou por vários outros tipos de design até chegar nesse aí, e tenho vários deles ainda gravados aqui, então, irei liberá-los no Twitter nos próximos dias.
A propósito, o Retnuh não foi o único a ter uma mudança de visual. O resto do quarteto, Nex, Sakura e Míria também foram revisados. Você pode vê-los logo abaixo:


Eles também passaram por outras variações (uma para cada, neste caso), então esperem por imagens da produção depois, também.

A propósito, work in progress. Tudo deverá estar mais interessante no lançamento da próxima história. Espero que vocês gostem das novas caras!

Finalizo esta longa postagem agradecendo mais uma vez a todos àqueles que acompanham As Aventuras de Retnuh. Tudo isso vale a pena quando percebo que tem alguém mais lendo. Fico muito grato a todos vocês.
Obrigado pela sua atenção, e que você tenha uma semana absolutamente fantástica e absolutamente épica!!

P.S.: Nada do que foi escrito nessa postagem irá afetar a "Turma do Retnuh", que continuará com o mesmo estilo visual.

2 comentários:

  1. Olá Davi Mendes, os novos visuais estão bem legais (eu parei de ler as tirinhas um tempo e quando fui me atualizar fui surpreso por isso) e aproveitando, gostaria de saber que ferramentas você usa, e se você escaneia seus desenhos passando-os do físico ao digital, ou se aplica tudo em uma ferramenta digital do começo ao fim. (E quanto ao detonado no outro blog, finalizarei amanhã, pois após organizar todos os meus trabalhos, tenho bem mais tempo livre agora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cara!
      As ferramentas que eu utilizo são digitais, já que um scanner, para o meu caso, é um tanto caro e nada prático. No caso, uso uma mesa digitalizadora (ou drawpad) e um programa (Krita) para fazer os desenhos. É uma combinação bem confortável, e os resultados acabam sendo muito legais. :D

      Excluir