quinta-feira, 24 de julho de 2014

Atlantis: O Reino Perdido (2001)

Disney fazendo filme sobre escavações, ganância, Sci-Fi e uma civilização perdida? Onde eu assisto?!


Ainda não sei bem o que tinha na cabeça dos produtores quando a ideia desse filme foi aprovada. Aliás, a ideia de marketing mesmo. Se você olhasse os pôsteres da época, parecia que Atlantis: O Reino Perdido era um filme sombrio, daqueles que nós, moleques de oito anos não eram capazes de compreender.
A verdade é que é um pouco diferente disso.

Baseado no antigo mito da cidade perdida de Atlântida, o filme conta a história de como um grupo foi capaz de achar a cidade lendária, e do que aconteceu quando eles chegaram lá.
Um dos pontos que mais chamam atenção é que a trama geral é uma das mais realistas já feitas pela Disney. Todos os personagens tem uma profissão, um sobrenome e têm limites "reais". Eles também contam com histórias de fundo e motivos diferentes de algo completamente nobre ou coisa do tipo.
Todos eles são bem humanizados, e isso deixa cada um deles bem relacionável e mais interessante.

O roteiro do filme é excelente, mas comete alguns deslizes vez ou outra. Existem vários momentos bem dramáticos, por exemplo, e alguns deles não sofrem uma transição muito boa para partes menos tensas, o que acaba deixando tudo um pouco inapropriado.

Apesar disso, é inegável como o filme se apega à ideia de detalhes, e não só no que se diz aos personagens. A arte é espetacular, com cada novo lugar sendo mostrado com muito cuidado. Por conta disso, e do fato de esse ser um mundo que a audiência não está acostumada a ver, existem várias cenas panorâmicas, mostrando mais. A animação em si também é detalhada, com pequenos detalhes, como roupas e músculos se movendo de acordo com o movimento.
A cinematografia também é excelente, com várias cenas em ângulos tão bons... Também existe um equilíbrio saudável entre animação e o uso de CG, tão saudável que parece natural.
Em outras palavras, é de encher os olhos.

A trilha sonora do filme também é boa, e perfeitamente encaixável no que o filme tem. Não existem músicas cantadas de nenhuma forma, também. Eu, pelo menos, acho que a falta delas é boa aqui, já que não combinaria muito com o tom.

Apesar de ter sido um relativo fracasso financeiro, Atlantis é um filme excelente, e que vale a assistida.

Você está gostando do tema de Sci-Fi? Ótimo, porque esse será o foco por um tempo. Inclusive, soube de uma história de um alienígena caindo no Havaí. Isso deveria ser um filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário